
Muitas empresas optam pela terceirização do serviço de cobrança para recuperar créditos considerados de difícil negociação e, até mesmo, perdidos.
Isso porque, em todos os segmentos, é comum ter que lidar com situações de atraso nos pagamentos por parte de alguns clientes.
As tentativas de cobrança acontecem através de ações envolvendo a área de contas a receber que tenta, através de ligações, correspondências, negativação do crédito e protestos, recuperar o valor devido.
É uma árdua tarefa que exige esforço quando deseja-se um resultado satisfatório.
Além disso, esse setor tem um alto custo operacional devido a necessidade de contratação de profissionais experientes que saibam lidar com essas situações.
A terceirização do serviço de cobrança é uma excelente alternativa. Nesse artigo vamos apresentar quando e por quais motivos investir nesse modelo. Continue lendo e confira!
O que é a terceirização do serviço de cobrança?
Apesar de necessária em todas as empresas, a área de cobrança não faz parte do core business do comércio, indústrias e da maioria dos segmentos de mercado.
A área de cobrança da maioria das empresas, normalmente, é voltada às pequenas ações que tem por objetivo alertar o cliente sobre o vencimento de determinada conta.
Quando em atraso, os contatos são realizados para tentar programar o pagamento dos valores, por vezes essa medida é feita pelos vendedores.
No entanto, a realidade da maioria das empresas é que muitas contas acabam sendo perdidas, o que ocorre pela falta de experiência em lidar com a situação.
A terceirização do serviço de cobrança consiste em contar com uma empresa especialista nesse segmento, capacitada e disposta a assumir a recuperação de débitos.
Essas empresas sabem como realizar a cobrança sem criar constrangimentos, utilizando fatores técnicos e jurídicos que trazem resultados.
Quando investir na terceirização do serviço de cobrança?
Para saber quando investir na terceirização do serviço de cobrança é importante verificar qual a situação atual da inadimplência em sua empresa.
Sua área de cobrança tem conseguido recuperar os valores em aberto em um tempo adequado? Qual é o volume de inadimplência?
Se as respostas para essas questões forem de preocupação é o momento de contar com uma empresa especializada para ajudá-lo.
Muitas empresas adotam o prazo de 30 dias para terceirizarem a cobrança, mas não esqueça que quanto mais antiga a dívida, mais difícil se torna a sua recuperação.
A equipe interna de cobrança que, normalmente, é pequena precisa focar diariamente nas contas recentes que estão vencidas e acabam não dando a devida importância às antigas.
Portanto, se o volume da inadimplência o incomoda e as contas têm ultrapassado os 30 dias para resolução, sua empresa só tem a ganhar buscando a terceirização do serviço de cobrança.
Por que investir nela?
A primeira e mais simples resposta a respeito do porquê investir na terceirização de cobrança está na tentativa de recuperar um valor que praticamente está perdido.
Além disso, existem outros aspectos a serem considerados:
- foco da sua empresa nas atividades principais e na gestão do seu negócio,
- melhorar o controle dos valores em atraso,
- economia de tempo e dinheiro,
- retenção de clientes em função da abordagem profissional bem conduzida,
- agilidade e foco na resolução dos problemas que envolvem as cobranças por parte da empresa terceirizada,
- especialização na tarefa e uso de técnicas aplicadas pelas terceirizadas.
Como escolher a melhor empresa?
Se sua empresa decidiu investir na terceirização do serviço de cobrança é importante escolher a melhor opção para isso.
Sua decisão deve considerar muitos fatores, um deles é a experiência da empresa na realização desses serviços, o que garante que seu negócio estará bem assessorado com relação ao assunto.
Outro fator importante é o formato que a cobrança é realizada, busque por empresas que adotem técnicas humanizadas, profissionais e respeitosas.
Lembre-se que cobrança vexatória é crime e, além disso, a maioria dos devedores não está satisfeita com a situação que está passando.
A empresa de cobrança precisa estar adequada tecnologicamente para poder exercer com qualidade suas tarefas.
Busque por empresas que invistam em processos automatizados, facilitando o relacionamento e a troca de documentação por meios digitais.
Se você ainda tiver dúvidas a respeito da terceirização do serviço de cobrança, entre em contato com a GC Factoring, uma empresa especializada no assunto e que pode colaborar efetivamente para a melhora dos resultados do seu empreendimento.
(Imagens: divulgação)