
Este primeiro trimestre foi marcado por eventos atípicos agravando uma crise na economia global devido as medidas restritivas devido ao Covid-19.
Para muitos, esse momento parece desesperador, pois está deixando várias empresas financeiramente fragilizadas. Mas saiba que superar a crise é algo possível e viável. Por pior que seja o cenário, há sempre uma solução. Como diz o ditado “não há crise que dure para sempre, o importante é sairmos vivos dela”.
Para questões financeiras uma boa solução é adiantar seus títulos creditórios, que são direitos derivados dos créditos que uma empresa tem para receber posteriormente, por exemplo: cheques, aluguéis, duplicatas, vendas à prazo, dentre outros.
A operação com a factoring permite a antecipação desses recursos de forma fácil e segura. Dessa maneira, esse tipo de operação serve como solução para alavancar o capital das empresas em múltiplas ocasiões.
O que é factoring?
A Factoring também é conhecida como Fomento Mercantil ou Comercial. É um processo bem simples para adiantar um valor que a empresa tem a receber e é uma das mais eficientes e baratas linhas de crédito alternativas.
Consiste em um financiamento onde a empresa realiza uma venda a prazo por meio de títulos e vende as duplicatas para antecipar o recebimento do valor à vista, pagando apenas um deságio no valor final.
Como funciona?
A operação do factoring é uma relação que envolve três partes distintas:
- o Factor: aquele que compra o crédito;
- o cedente: quem cede os seus haveres em troca do adiantamento da quantia;
- o sacador: indivíduo que fez a compra e deu origem ao crédito
A transação é formalizada quando o Factor assina um contrato de fomento mercantil com o cedente, no qual estão estabelecidas as condições gerais no fator da compra.
Uma vez adquirido o título, a fomentadora procura o Devedor e o informa sobre a compra e as formas de cobrança. Chegado o prazo determinado para pagamento, o sacador quita sua dívida com o Factor, encerrando-se assim o procedimento.
Quais vantagens de utilizar uma factoring?
Toda empresa precisa de uma boa rentabilidade liquida, seja para seu fluxo de caixa ou para expandir suas atividades. A factoring é uma forma dinâmica de impulsionar a gestão financeira com mais facilidade. Tendo como visibilidade alguns benefícios:
– Antecipação dos créditos
– Evitar o pagamento de juros e a contração de dívidas com bancos e financeiras.
– Facilidade na compra de matéria-prima
– Fortalecer seu fluxo de capital de giro e aumentar a capitalização da empresa;