
Um dos grandes desafios de uma empresa é fazer a cobrança dos clientes inadimplentes de forma efetiva e sem constrangimentos para o devedor.
Dependendo da maneira que esse serviço é feito, pode causar desgaste na relação com o cliente e ainda prejudicar a empresa.
A terceirização do serviço de cobrança é uma maneira de otimizar esse processo, oferecendo vários benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.
Se você quer saber quais são as 4 principais vantagens de terceirizar o serviço de cobrança, continue lendo!
1. Mais tempo para se dedicar às atividades da empresa
Uma empresa que é responsável pelas suas próprias cobranças está sempre preocupada e focada no recebimento.
Muitas vezes, isso faz com que outras áreas vitais do negócio fiquem esquecidas ou não recebam a atenção necessária.
A terceirização dos serviços de cobrança permite que todos os colaboradores, especialmente os líderes, tenham mais tempo para se dedicar às vendas e à administração da empresa.
2. Redução de custos
Muita gente pensa que terceirizar serviços é encarece-los e isso é um grande mito.
Quando se opta por terceirizar o serviço de cobrança, a empresa acaba economizando, uma vez que não será necessário criar um setor interno para essa atividade.
Além disso, ainda é preciso pensar na economia em relação à infraestrutura do setor, uma vez que não ocorrerão os gastos com conta telefônica, correio e até mesmo visitas aos clientes.
Também não é preciso investir em equipamentos e softwares para esse fim.
3. Melhor aproveitamento e produtividade dos colaboradores
Atendentes que têm que ligar para as empresas, vendedores que, ao invés de captar novos clientes, ficam presos em efetuar cobranças e até mesmo outros colaboradores dos mais diversos setores são envolvidos nesse processo.
Isso faz com que o desempenho desses colaboradores caia e, normalmente, fiquem desmotivados com o seu trabalho.
Sem contar que por mais capacitados que eles sejam, não são especializados para efetuar uma cobrança e não terão o maior êxito possível na função. Afinal, saber cobrar requer tato do profissional.
A partir do momento que o serviço de cobrança é terceirizado, esses colaboradores podem voltar a fazer suas atividades principais, aumentando sua produtividade e motivação para o trabalho, além disso, sua empresa contará com uma terceirização especializada na recuperação de crédito.
4. Otimização de resultados
Ao terceirizar o serviço de cobrança você terá profissionais capacitados e especializados na área, o que gerará um aumento na recuperação de crédito, otimizando seus resultados.
Como o serviço de cobrança estará sendo feito por uma empresa especializada na área, haverá uma diminuição na inadimplência.
Isso acontece, especialmente, por essas empresas terem colaboradores especializados e treinados, sabendo diferentes técnicas de cobranças e utilizando a que melhor se encaixa com cada cliente.
Agora que você já sabe as principais vantagens de terceirizar o serviço de cobrança, que tal entrar em contato com a GC Factoring e otimizar esse processo?
(Imagens: divulgação)