A assinatura digital chegou ao Brasil no ano de 2002 e o seu uso vem se expandindo em todo território nacional.
Nos últimos anos, essa tecnologia ganhou força e tem sido utilizada por inúmeras empresas e organizações para agilizar processos, reduzir custos e substituir as assinaturas de próprio punho.
Tal qual ocorreu com outras inovações, muitas pessoas já estão acostumadas com ela e tem dificuldades em aceitar os processos tradicionais no trâmite de documentos.
Isso faz parte da cultura digital que vai se expandindo.
Além de todas as facilidades que a assinatura digital proporciona, a eliminação do papel e dos processos burocráticos são facilitados com a digitalização.
Nesse artigo vamos apresentar com mais detalhes a assinatura digital e as suas vantagens. Continue lendo nosso artigo e confira!
O que é assinatura digital?
A assinatura digital é o ato de formalizar sua concordância com o conteúdo de documentos, sem a necessidade de assinar em próprio punho papéis, como, por exemplo, um contrato.
Ela elimina o processo manual de coleta, bem como a remessa física de documentos, o reconhecimento de firmas e o arquivamento dos papéis gerados no acordo.
Vale lembrar que a assinatura digital tem validade jurídica, garantida pelo artigo 10 da MP 2200-2 (Medida Provisória), que foi uma das primeiras ações governamentais para regulamentar as transições eletrônicas no Brasil.
Essa legislação foi criada em 24 de agosto de 2001 e sua validade continua em vigor até os dias atuais.
Quais as vantagens de utilizar a assinatura digital?
A assinatura digital pode ser utilizada em muitos casos, como é o caso do preenchimento dos seguintes documentos:
- contratos,
- laudos,
- procurações,
- e-mails,
- certificados,
- formulários web,
- mandatos,
- notificações,
- balanços,
- declarações,
- resultados de exames,
- prontuários médicos,
- propostas e apólices de seguro,
- arquivos eletrônicos transferidos entre empresas.
Além disso, e da legalidade que já citamos, as principais vantagens na utilização desse recurso são:
Segurança
O uso da digitalização na assinatura apresenta mais segurança do que o formato tradicional de firma nos documentos.
As possibilidades de falsificação são praticamente nulas, uma vez que se utiliza um mecanismo criptográfico, geralmente os Certificados Digitais, que fornece um nível altíssimo de segurança impedindo sua duplicação.
A criptografia autentica o documento assinado e garante que a mesma versão chegue ao destinatário sem alterações.
Praticidade
A praticidade é outra excelente vantagem da digitalização.
No processo tradicional, para a assinatura de um contrato, por exemplo, os documentos precisam ser impressos, assinados por todos os envolvidos e autenticados em cartório, o que exige um esforço físico e um tempo considerável que envolve deslocamentos, além dos custos.
No caso da assinatura digital, o documento é eletrônico e pode ser disponibilizado de forma online aos interessados que, no mesmo momento, podem firmar sua concordância com o mesmo valor jurídico.
Aumento da eficiência empresarial
As operações empresariais são beneficiadas com a assinatura digital, pois os processos acontecem de forma rápida, segura e com qualidade.
Portanto, a eficiência assume uma nova perspectiva nos fechamentos de contratos e documentos jurídicos, possibilitando uma gestão mais ágil.
O fluxo de trabalho é facilitado, diminuindo o esforço e, especialmente, o tempo envolvido nos processos burocráticos.
Sustentabilidade
Outra vantagem está na sustentabilidade.
A eliminação de grande parte dos papéis reduz os impactos ambientais.
Além disso, há redução nos custos de impressão e de arquivamento de documentos, uma vez que os documentos são armazenados digitalmente com todas as garantias de segurança.
O retorno é, portanto, financeiro e ecológico.
Se você ainda não utiliza a assinatura digital, é só uma questão de tempo e oportunidade para que isso ocorra, uma vez que muitas empresas estão aderindo a esse formato para os mais diversos fins.
Se você gostou desse artigo, inscreva-se no nosso blog para receber mais posts!
(Imagens: divulgação)