A margem de contribuição é uma das principais métricas de um negócio. A margem de contribuição é uma categoria de lucro, chamado lucro bruto, obtido pela diferença entre a receita obtida na venda de um ou mais produtos e os seus respectivos custos e despesas variáveis.
Ou seja, é o quanto vai “sobrar” do seu preço de venda, após a subtração dos custos e despesas variáveis do produto, esse valor será o lucro bruto da venda e deve ser usado para quitar os custos e as despesas fixas.
Por conta da fácil visualização de quanto cada preço de venda contribuirá nas contas do final do mês, é possível definir metas condizentes com a realidade do empreendimento e claro, controlar os indicadores.
Quanto mais apertada for a margem, mais riscos o negócio pode ter. Afinal, gerar caixa é essencial para dar continuidade no empreendimento. Calcular a margem de contribuição e realizar testes em cima dela é fundamental na gestão. A vida útil de um comércio eletrônico depende disso, afinal 86% dos negócios possuem dificuldades com precificação.
E agora que você sabe como funciona, está na hora de melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a performance do seu negócio.