Todo empreendedor sabe que existem muitos desafios para administrar uma empresa e que é preciso uma gestão eficiente para o sucesso do empreendimento.
Principalmente nas empresas menores, o gestor precisa cuidar das pessoas, manter um bom relacionamento com o cliente, otimizar as vendas, investir no marketing, tomar decisões, controlar a gestão financeira, entre outros desafios inúmeros desafios.
Mesmo que se tenha uma boa equipe para apoiar à gestão, é fundamental acompanhar tudo de perto para levar a empresa ao sucesso.
Mas, afinal, com tantas tarefas, como gerenciar tudo? É a ideia do conceito por trás de gestão eficiente.
Se você quer saber mais sobre ela, continue lendo nosso post!
O que é gestão eficiente?
Todo negócio, independentemente do seu tamanho, precisa estabelecer objetivos, traçar estratégias e metas para serem cumpridas a longo, médio e curto prazo.
Também é preciso que o gestor tenha habilidade para trabalhar com prazos e corra atrás, juntamente com a equipe, dessas definições.
A gestão eficiente busca otimizar esses processos com um conjunto de práticas que é usado de forma sistemática para administrar uma empresa.
Essas práticas precisam ser pensadas, analisadas e, acima de tudo, focadas nas metas e objetivos traçados pela corporação.
Como fazer uma gestão eficiente?
Para realizar uma gestão eficiente, o administrador, que muitas vezes é o gestor, precisa analisar fatores internos e externos que influenciam no cenário da sua empresa.
A boa administração envolve todas as atividades do negócio, como planejamentos estratégicos para vendas, valorização e capacitação dos colaboradores, inovações tecnológicas e a tão importante gestão financeira.
Dentro de todas as áreas que compõem a gestão empresarial, cuidar da saúde financeira da empresa é fator determinante para o sucesso.
É preciso ter um controle rigoroso com o seu fluxo de caixa para poder cumprir com seus compromissos, como despesas com folha de pagamento, impostos e fornecedores, e administrar as outras áreas de forma despreocupada.
Além desse fator, para uma gestão eficiente o empreendedor precisa:
Investir em treinamentos para sua equipe
Para uma boa gestão, é preciso descentralizar tarefas e, para isso, é fundamental contar com os seus colaboradores.
Investir em treinamentos traz inúmeras vantagens, mas, queremos destacar duas:
1. Seus colaboradores terão ainda mais conhecimentos na área que atuam e poderão responder com propriedade ao representar a sua empresa.
2. Treinamentos, seminários e workshops trazem as constantes novidades do mercado, o que proporciona ao colaborador a capacidade crítica e desenvolve a habilidade de ter novas ideias.
Contar com uma consultoria na área financeira
Quando você tem algum problema de saúde ou quer prevenir alguma predisposição, a solução é procurar um médico especializado.
O papel de uma consultoria financeira é exatamente o mesmo. Ela é a médica das finanças da sua empresa e não deve ser procurada apenas quando o negócio vai mal.
Uma consultoria pode contribuir para a otimização do fluxo de caixa, orientar sobre a forma mais viável para investir o capital da empresa, indicar a melhor solução para buscar recursos, entre outras atividades relacionadas com o seu capital.
Conhecer linhas de créditos alternativas
Infelizmente, o Brasil fechou o ano de 2018 com mais de 5 milhões de micros e pequenas empresas inadimplentes.
Para evitar o não cumprimento dos compromissos financeiros, muitas vezes, o empreendedor precisa recorrer às linhas de crédito alternativas.
Elas podem ser usadas para dar um fôlego no seu negócio equilibrando o fluxo de caixa e, até mesmo, para novos investimentos.
Dentre várias opções, as mais comuns são empréstimo direto com o banco, refinanciamento, investimento anjo, crowdfunding, aceleradoras e antecipação de recebíveis.
Como a factoring pode ajudar na gestão eficiente?
As factorings oferecem serviços fundamentais para a gestão financeira, como a antecipação de recebíveis.
Essa operação permite que a empresa que precisa de um dinheiro imediato venda seus títulos, ainda a vencer, e receba o valor de forma rápida e segura, sem assumir dívidas para isso.
Essa operação ajuda a equilibrar o fluxo de caixa e a manter o capital de giro, além de proporcionar possibilidades de novos investimentos.
Uma factoring também pode oferecer consultoria financeira e fazer o serviço de cobrança da sua empresa.
Muitos empreendedores precisam dedicar muito tempo do seu dia para acompanhar o serviço de cobrança da empresa e nem sempre o resultado é positivo.
A dedicação ao serviço de cobrança impede que o gestor dedique o seu esforço e o seu tempo na atividade fim da sua empresa.
Ao terceirizar o serviço de cobrança você diminui seus custos com essa atividade e evita a contratação de funcionários para isso ou ainda o deslocamento de algum profissional para essa tarefa.
Agora que você compreendeu a importância de uma gestão eficiente, acesse o site da GC Factoring e conheça nossos serviços de crédito alternativo, terceirização do serviço de cobrança e consultoria financeira!
(Imagens: divulgação)