Uma das boas notícias de 2019 foi a aprovação por parte do Governo Federal da ESC, a Empresa Simples de Crédito.
Em função das dificuldades encontradas por pequenos negócios em buscar linhas de crédito junto ao mercado financeiro, o Governo Federal criou a Empresa Simples de Crédito para a expansão da oferta de dinheiro e consequente aquecimento da economia.
Essa possibilidade permite que empreendedores busquem empréstimos e financiamentos de maneira mais fácil, desburocratizada e com taxas mais atrativas do que as encontradas nos bancos.
Nesse artigo vamos apresentar a Empresa Simples de Crédito e como ela pode ser uma excelente opção para o seu negócio. Leia e confira!
O que é Empresa Simples de Crédito?
A ECS é um tipo de empresa criada pelo Governo Federal para expandir a oferta de crédito aos pequenos negócios.
Essa atitude descentraliza as operações de empréstimos e financiamentos, e permite que os micros e pequenos empresários busquem recursos financeiros junto a outras empresas que não sejam os bancos.
Com isso, os empréstimos podem ser realizados dentro de processos formais e legais, mas facilitando e diminuindo a burocracia para a negociação.
A Empresa Simples de Crédito beneficia ainda àqueles que possuem recursos e gostariam de utilizá-los como empréstimo e financiamento de projetos, bem como os empreendedores que buscam capital externo para aumentar e melhorar os seus negócios.
O Governo espera injetar 20 bilhões de Reais ao ano no mercado com essa medida, alavancando os negócios das pequenas empresas.
Qual o objetivo da Empresa Simples de Crédito?
O principal objetivo da ESC é oportunizar aos empreendedores novas possibilidades de financiamentos, empréstimos e desconto de títulos de crédito.
Essa é uma das grandes dificuldades dos empreendimentos que estão iniciando seus projetos ou que precisam de capital externo.
Além da liberação de recursos para investimentos, o Governo Federal espera alimentar a economia, gerando novos negócios e mais empregos.
Vale lembrar que a Empresa Simples de Crédito poderá operar apenas em seu município sede e seus limítrofes.
Quais são as principais vantagens?
A maior das vantagens da ESC é a democratização do crédito, descentralizando a operação e permitindo que outros players de mercado possam atuar.
Os bancos deixam de ser uma das poucas opções de financiamento, o que, consequentemente, deverá resultar na diminuição dos custos e da burocracia para os interessados na obtenção de crédito.
Outra vantagem é o fortalecimento da economia dos municípios, uma vez que a ESC só poderá operar em sua região.
Isso deve resultar em empregos e a fortificação das empresas locais.
Como recorrer a uma Empresa Simples de Crédito?
A Empresa Simples de Crédito pode oferecer três produtos a seus clientes:
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Descontos de títulos de crédito.
As negociações são realizadas com liberdade entre as empresas, onde o valor, número de parcelas e os termos do contrato são estabelecidos em comum acordo.
As empresas que podem ser atendidas por uma ESC são:
- MI: microempreendedores individuais,
- ME: microempresas,
- EPP: empresas de pequeno porte.
Para isso, é preciso apresentar documentação de identificação da empresa e dos sócios, contrato social, faturamento e comprovante de endereço dos sócios e da empresa.
Por tudo ser muito recente, podem existir dificuldades em encontrar uma Empresa Simples de Crédito séria e comprometida.
Em parceria com a consultoria da GC Factoring, foi aberta a mais nova ESC e estamos
prontos para oferecer ao seu negócio as vantagens e possibilidades desse novo modelo.
Acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços!
(Imagens: divulgação)