Conceito criado na década de 1980, é qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa. Em uma tradução livre, o termo significa parte interessada. A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar alguma categoria de valor para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos. Esses, no caso, são os principais stakeholders de uma organização.
Conforme a situação, alguns stakeholders podem se tornar primários ou secundários. O que indica o grau de dependência. Os investidores, por exemplo, geralmente se encaixam na primeira opção, afinal, exercem influência direta sobre a sua empresa.
Clientes, investidores, funcionários, fornecedores, concorrentes e proprietários têm maior poder de interferência direta dentro de qualquer organização. Portanto, geralmente são os grupos que fazem parte dos stakeholders primários.
Já a imprensa, comunidade, analistas financeiros, governo, ONGs e outras instituições se encaixam no segundo grupo.
É fundamental garantir que todas partes que compõe os stakeholders da sua empresa esteja satisfeito com o trabalho realizado. Dos clientes até os acionistas, todos têm um valor elevado para o seu negócio e os seus desejos e demandas influenciam diretamente os resultados da sua organização.
O grande desafio para os gestores de empresas com uma grande variedade de stakeholders é encontrar um objetivo em comum entre todos os indivíduos e organizações impactados pelo seu negócio. Apenas dessa maneira é possível garantir um crescimento sustentável da sua organização.
Portanto, o impacto dos stakeholders na sua empresa é enorme. E, ainda mais fundamental, é preciso alinhar os objetivos e expectativas de todos que compõe esse grupo para que as suas ações e projetos tenham o sucesso esperado.