O lucro é, o grande objetivo de qualquer empresa. Seja ela de qual tamanho for é pelo lucro que batalham dia a dia. Mas para obtê-lo você precisa passar, obrigatoriamente, pelo custo, um processo tão importante quanto necessário e complexo.
A excelente notícia é que existem alguns métodos que auxiliam no cálculo do quanto é gasto para fazer um determinado produto e, assim, ter uma real visão, sobre a lucratividade do seu negócio. Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC., e hoje vamos te explicar um pouquinho sobre eles:
- Método de custeio variável: esse método é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos. Entre as vantagens do custeio variável que o custo do produto é mensurável objetivamente e não sofre interferência, o lucro alcançado não sofre interferência com alterações de estoque, e possibilita mais clareza no planejamento desse lucro e nas tomadas de decisões. além de ter uma apresentação imediata da margem de contribuição de cada produto, que é a diferença do preço de venda e o custo do produto.
- Método de custeio por absorção: é assim chamado por concentrar os custos fixos no custo final de cada produto comercializado. Esse método garante que cada produto absorva uma parcela dos custos diretos e indiretos relacionados à fabricação. O fator fundamental para a utilização do método de custeio por absorção está na distinção real entre custos e despesas. Ele tem como vantagem estar de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e com as leis tributárias. Ele também pode ser menos custoso para sua implantação, pois não existe necessidade de separação dos custos fixos e variáveis
- Método ABC: parte do princípio de que os preços de uma empresa e de determinado produto são motivados pelas ações desempenhadas nela e que essas ações são consumidas por produtos e serviços gerados nessa mesma empresa. Esse método permite medir com mais exatidão e precisão as despesas e os custos que não estão diretamente ligados à produção em si, os indiretos, por meio da análise das atividades, dos seus causadores de custos e dos utilizadores. Ele é considerado uma evolução de todos os outros sistemas de medição de custos, e ele surgiu exatamente para suprir as necessidades das empresas por informações mais detalhadas quando duas variáveis básicas da produção começaram a mudar: o acréscimo da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e ações.