
O custo de capital refere-se a taxa mínima de retorno que uma empresa deve obter antes de gerar valor. Antes que uma empresa possa ter lucro, ela deve gerar pelo menos receita suficiente para cobrir o custo do capital que usa para financiar suas operações.
O custo de capital de uma empresa depende do financiamento e da sua estrutura de capital. Neste caso, ela pode utilizar apenas patrimônio líquido (capital próprio) ou oriundo de dívidas (capital de terceiros). Em alguns casos, utiliza-se uma combinação de ambos. Entender sua estrutura de capital é essencial, pois vai lhe garantir o conhecimento mais adequado sobre o financiamento que acarretará um menor custo de capital.
De forma geral, o custo de capital é muito importante para empresas que precisam de capital para expandir suas operações e financiar seus negócios, enquanto mantém as dívidas o mais baixas possível para satisfazer os acionistas.
Mas como podemos calcular?
Em geral, a fórmula simplificada utilizada é:
k = Kp + Kt
O Kp corresponde ao custo do capital próprio. Já o Kt corresponde ao custo do capital de terceiros.
A fórmula para descobrir o kp é:
Kp = d / Cp
d = valor dos dividendos ou parcela de distribuição de lucros
Cp = patrimônio líquido da empresa
E a fórmula para descobrir o kt é:
Kt = j / Ct
j = valor dos juros pagos aos credores para remunerar os recursos investidos
Ct = todo passível exigível da empresa (seu capital de terceiros, exceto o montante do passivo circulante)
Nesse ponto, compreender o custo de capital é essencial para ter estabilidade suficiente para honrar com os compromissos firmados. Agora conta aqui nos comentários se você já realizou esse cálculo na hora de criar a sua empresa.